sexta-feira, 11 de março de 2016

N/M L.L. OLIVEIRA


N/M  L.L. OLIVEIRA



PDF 593



O comandante juntou seus mapas e suas cartas, traçou a rota e fez a previsão do tempo. Calculou seus mantimentos necessários, mais o material para reparos; e o consumo de combustível, em viagem de cruzeiro. Já estava tudo preparado e anotado no seu logbook. Tinha GPS e azimute. Planejou uma viagem em mar de almirante, com um mar de pequenas vagas, mas perdeu o deadline, não compareceu para o embarque, pois de última hora baixou a enfermaria. Pode ter sido atacado por uma esquadrilha de mosquitos, o alvo: um capitão de mar e guerra. Foi preciso encontrar um substituto para assumir o passadiço. A hora do prático para desatracação já estava marcada. E os rebocadores já estavam a caminho.

E com as trocas de alguns telex entre os armadores e afretadores, foi apontado o oficial imediato, para conduzir a embarcação. Um comandante de rios, poesias e cabotagem, que navegou por muito tempo em Mar de Espanha.

A tenente Jânia Souza embarcou na função de piloto, com seu astrolábio seguindo o curso traçado. O fiel do armazém Aluísio Azevedo saiu do escritório e soltou as amarras, o navio saiu do berço e seguiu viagem, cumprindo agora um novo ETD, alterando o próximo ETA. Não cumpriu o horário de partida (ETD), mas não podia perder o time table, o próximo porto já aguardava a sua chegada (ETA).

O navio desatracou, desceu o Rio Doce, até encontrar o Rio São Francisco. Seguiu rumo Norte, até chegar em um canal, que ainda está em construção. Com leme a bombordo seguiu pelo canal até chegar ao Rio Piranhas. E com leme a estibordo chegou no Rio Potengi. O caminho agora era rumo ao mar, na direção Leste. Em Ceara Mirim uma poeta com flores e pássaros, aguardava o embarque, de malas prontas, com seus livros, vasos e gaiolas. E com o rosto protegido do vento, ela usava uma máscara. Seus conterrâneos foram para assistir o embarque. E no ultimo porto antes de Natal, embarcou Gossom. Todos a bordo, com destino ao porto no bel local. Avistando o Forte dos Reis Magos, o navio anunciava a sua chegada.

Em Natal, a embarcação atracou e desceu a escada, chamando todos que estavam aguardando sua chegada, para subirem a bordo. Haviam mestres e contramestres sentados no costado. A água foi abastecida pela bodega do Barros. Os que chegaram embarcados contaram seus cursos, seus rumos e suas viagens. Seus portos de chegadas e suas partidas, e o que levaram na bagagem.

Durante a estadia do N/M LL OLIVEIRA, com porto de registro Rio de Janeiro, foram anunciadas as próximas chegadas. O M/V Dostoievski, de bandeira russa, com chegada prevista para sábado, 17:00 LT, atracando no mesmo armazém. E mais um grande embarque, sem armazém definido. Uma carga de contos e crônicas também está a caminho, com a frota da UBE. O embarque de contos e crônicas, estará ao comando do supercargo Paulo Caldas, que vai fazer a arrumação e apeação da carga a bordo. E como a carga é complicada para colocar a bordo, e ainda desembaraçar a documentação, uma carga com grande valor agregado, talvez precise contratar alguns ternos de estiva e outros trabalhadores: blocos, arrumadores e consertadores.

Um marine survey (vistoriador), também pode ser necessário para avaliar a condição da carga, antes do embarque, evitando problemas futuros no destino final. Todo um aparato para não perder o deadline, e cumprir o timetable. A carga precisa estar muito bem distribuída e amarrada, para não correr, com o mar de altas vagas.







RN, 11/03/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
Produção Cultural















http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso





Maracajá


Nenhum comentário:

Postar um comentário